Capparis Yco ou ICOZEIRO

DESENHO: José dos Reis Carvalho - Ano 1859
(Galho, folhas, flores e frutos do Icozeiro)


FOTO: João Carlos Lima Gonçalves - Ano 1997
(Galho, folhas, flores e frutos do Icozeiro)



Árvore: ICOZEIRO
Fruto: ICÓ

Nas matas e capoeiras do sertão nordestino, mais predominantemente no Ceará, é muito comum a ocorrência do Icó, planta da  Família das Caparidáceas (Capparis Yco), na verdade trata-se de uma "arvoreta" que mede em geral 1,20cm de altura, mas que podem chegar até de 3 metros e que apresenta um tronco bastante ramificado, de até 25 centímetros de diâmetro, repleto de folhas grandes e vistosas. Elas medem de 20 cm de comprimento a 9 cm de largura e são cobertas por uma penugem fina e rala, de tom verde-escuro na parte superior e verde prateado na inferior.

As flores são brancas, aromáticas e agrupam em inflorescências, geralmente, do tipo cacho. São hermafroditas, actinomorfas ou zigomórficas. Na maioria das espécies, o cálice, dialissépalo, e a corola, dialipétala, são tetrâmeros. Os estames, são livres e em número de quatro ou seis ou mais. Os carpelos são em número de dois, 10 ou 12. O ovário é súpero, normalmente unilocular ou bilocular, com vários óvulos.

Seus frutos podem ser secos ou carnudos dependendo da região, frequentemente em uma baga, mas nas áreas mais secas como a Caatinga, são capsulares, ovais e levemente pontudos, com uma coloração esverdeada e abrigam até oito ou dose sementes de tamanho médio, no interior do fruto as sementes são envoltas em uma espécie de gosma viscosa e que muito se assemelha a outra planta Caparidácea muito comum no sertão cearense, conhecida como Trapiá, mas diferente desta, o Icozeiro contém muita seiva, de gosto forte a amargo, o que faz com que alguns animais as confundam e comam, ocasionando fortes náuseas e vômitos causados pelo forte teor tóxico da sua seiva.


REFERÊNCIA
Livro: SILVA, Silvestre. Árvores Nativas do Brasil - Volume 1. 
Site: www.ThePlantList.org
SHARE

Bruno Kaoss

Um apaixonado por todas as formas de expressões artísticas, em especial a Música. QUESTIONADOR... Adoro divulgar informações e promover debates sobre questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais.

  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment