A Cidade do JÁ TEVE...



Certa vez meu nobre amigo Dru Lucca citou em seu blog:




"Pedro Franklin Théberge, foi um Médico francês que largou o clima e o desenvolvimento da Europa para vir exercer a medicina nas brenhas do sertão nordestino, arrastando a mulher com seu piano e que se encantou por uma cidade no meio do torrão da catinga, que naquele tempo não tinha nem casarões antigos bonito de se ver, nem uma paisagem tão linda de um largo como hoje é, mas era o centro comercial de toda a província do Ceará. Ou seja, não tinha tantas coisas que lhe chamasse tanta a atenção como hoje temos.."




Concordo em gênero, número e grau com meu parceiro Dru Lucca.

Só pra se ter uma ideia, Icó, era a maior cidade da Província do Seará (sim com S mesmo), chegou a ter 15.000 habitantes, mais que a capital Fortaleza, que na época tinha cerca de 12.000, mas a tão famigerada Cólera Morbo matou mais de 1/3 da população, algo em torno de 3.000 pessoas.



Pedro Franklin Théberge chegou a atender pessoas no teatro e em sua casa, que fica ao lado da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde funcionou por anos o famoso Bar de Chico Velho.




Olha só, o cara revolucionou a história de uma cidade e morava numa casa tão simples e singela como esta, mesmo para a época.




Há indícios de que o Pedro Théberge tenha exercido algum cargo político, em um livro de Barão de Studart (não me recordo qual) deixa transparecer, mesmo sem exatidão, que talvez o Pedro Théberge tenha sido uma espécie de Vereador, pois na época do Ceará Colonial as Vilas eram geridas (em sua maioria) pela Paróquia e por um Capitão Mor de Ordenanças, a paróquia então nomeava uma Vereação ao seu gosto, cerca de 10, e o Pedro Théberge teria sido um deses e esteve engajado na construção da antiga Casa de Câmara e cadeia, não só a Planta do Prédio foi feito por ele, como foi incumbido pelo El Rei de fiscalizar e prestar relatório das despesas de tal construção, coisa que era feito pelos Vereadores da época, mas precisa-se deixar claro que, na Europa, até os dias de hoje (em algumas cidade, claro) o cargo de Vereador era um cargo voluntário e sem remuneração. O que me faz brilhar os olhos sempre que falam do Pedro Théberge.




Pois bem, além do Teatro da Ribeira dos Icós, o nosso amigo Théberge esteve à frente de outras obras como a Casa de Câmara e Cadeia, a Casa da Pólvora (já demolida), a Casa da Moeda (já demolida), a Igreja do Monte, o Cemitério do Monte entre outras pequenas obras além de ser presença cativa nas Igrejas a pedido dos Padres da época por ser conhecido como um Tenor de um voz ímpar e por sua esposa tocar piano, sempre eram chamados para quermesses, casamentos, batizados, aniversários e todos os tipos de festividades políticas, artísticas e religiosas. Para se ter uma idéia, era o Pedro Théberge quem recepcionava o viajantes a mando do rei e era referência como anfitrião e médico, que atendia aos pobres de graça.




Ou seja...




Mais que qualquer outro feito da história dos políticos da cidade, Pedro Théberge deixou marcado em nossa terra a sua capacidade e o seu amor por este terra, trazendo pra si a responsabilidade de servir ao povo na SAÚDE, CULTURA, LAZER, SEGURANÇA E RELIGIOSIDADE, esses foram fatores gritantes em sua morada na nossa terra.




Caso não saibam, o primeiro mapa do Ceará, feito por ele, e encontra-se uma das copias da época na biblioteca Nacional.




Ele era formado em medicina, mas também formou-se em Letras e era um apaixonado pela História, e foi esses dos fatores que o fez vir até a próspera e instigante terra dos Icós.




Ele deu a sua vida (literalmente) para cuidar do povo de nossa terra e morreu por este feito, pois enquanto os ricos, religiosos, barões e políticos da cidade fugiam da Cólera, ele ficou, e foi morto pelo mal que combatia.




Então, Pedro Franklin Théberge é com todo a certeza O MAIOR ICOENSE de todos os tempos, isto é uma condição Sine Qua Non a meu ver.




Aos políticos e politiqueiros de Icó, tome pra vocês esse exemplo, se fizerem pelo menos a metade do que esse homem fez, talvez o Icó, deixe de ser, daqui um tempo, A CIDADE DO JÁ TEVE....




Fiquem na PAZ!


SHARE

Bruno Kaoss

Um apaixonado por todas as formas de expressões artísticas, em especial a Música. QUESTIONADOR... Adoro divulgar informações e promover debates sobre questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais.

  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment