Icó, 171 anos?


Icó completa no próximo dia 25 de outubro seus 171 anos de idade, pois foi instituída em 1842 certo?

ERRADO!!!!

E quem prova isso é a nada mais, nada menos que a Carta Régia de Dom João V, o único e maior registro da época. A chamada Ordem Régia de 17 de outubro de 1735 transformou a nossa querida cidade em vila, instalado solenemente em 04 de maio de 1738.
E foi somente pela Lei nº 244 de 25 de outubro de 1842 que elevou-se a VILA a categoria de CIDADE, imposição esta ao notável índice de progresso atingido pela população, e como contam-se a idade das cidades a partir da sua emancipação, dizemos que tem 171 anos, mas na minha opinião esta data é muita vaga, dada a importância de nossa terra, mas é o que "vale" para a maioria, então que seja :-)


Só sei que para os dois grandes historiadores da nossa terra, o Tio Miguel (já falecido) e o Sr. Altino Afonso, Icó não sabe quantos anos tem. Pois a história oficial é sempre muito frágil, já que é contada pela classe que domina cada época e quer se reproduzir sempre como heroica e detentora das honrarias futuras.

Certeza mesmo ninguém tem, mas o que importa é lembramos da importância de nossa tão querida cidade e tentar resgatar um pouco das glórias de tempos passados.

PARABÉNS ICÓ!



SHARE

Bruno Kaoss

Um apaixonado por todas as formas de expressões artísticas, em especial a Música. QUESTIONADOR... Adoro divulgar informações e promover debates sobre questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais.

  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment