SOBRE O FORRICÓ

Impressiona-me como, ainda hoje, e depois de tanto tempo, continuamos sem conhecer um vivente sequer que tenha tanto talento e criatividade quanto o velho Luiz – coisa que somos levados a esperar, considerando a natureza cíclica do universo musical.

Mais ainda, me impressiona (e me entristece) saber que justo na região que foi o berço de tão influente artista, é que seu legado tem sido desfigurado e descaracterizado da lamentável forma que vemos por aqui, com um ritmo insistantemente repetitivo e sem dinâmica e com letras absurdamente vulgares e ridículas, quando não simplesmente banais ou de péssimo gosto.

É notável o abismo existente entre o baião, precursor, e o forró contemporâneo (salvo, claro, o xote e o pé-de-serra, que em muito ainda se assemelham tanto ao ritmo original como à temática das letras). De resto, no entanto, sobram composições vergonhosas, que só falam imbecilidades como um verdadeiro culto à embriaguez e à vulgarização da mulher.

Que bom seria se todos voltassem a ter a sensibilidade e o senso crítico suficientes para saber apreciar o bom forró e repudiar essa desastrosa dissidência que se espalha feito um câncer no Nordeste, e que, não se dando por satisfeita, já espalha asquerosos tentáculos rumo a outras regiões do país.

Mas o Forricó não foi todo ruim (aliás, há muitos anos que não presta) teve também o Dorgival Dantas que ao final deu uma lampada no "mei do pé du vido" dos alienados que sem entenderem muito bem do que se tratava pelo alto teor alcoólico em suas veias após duas "coleguinhas" darem um show de incentivo a promiscuidade, gritaram enlouquecidamente enquando enchiam o rabo de whysk com red bull, refrigerante, menta, solvente, cal, areia e o diabo à 7...

Notem. Não sou contra o Forricó, eu fui 3 dias, sou completamente desfavorável a ridicularização do legado moral do Mestre Lua. Além do mais, muita gente vai pra festa para curtir com a galera (como eu), e nem notam as bandas que estão tocando ou ficam prestando atenção nas letras, arranjos e tal.

Enfim, espero que posts como esse sejam publicados (e lidos) com mais frequência. No mais, continuemos a eternizar a obra do grande poeta e do maravilhoso músico, Luiz Gonzaga.

SHARE

Bruno Kaoss

Um apaixonado por todas as formas de expressões artísticas, em especial a Música. QUESTIONADOR... Adoro divulgar informações e promover debates sobre questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais.

  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment